Presente desde a pré-história, o mel feito pelas abelhas – a partir da transformação do néctar de flores, sugado por elas, em açúcar simples – foi testemunha da invenção dos primeiros biscoitos: os egípcios misturavam-no com o trigo e ofertavam o produto em rituais aos deuses. O líquido também está em receitas tradicionais, como o pão de mel, sobremesa russa do século 9.
Hoje, funciona com ou sem cozimento, como cobertura, adoçante de chás, base principal de bebidas raras, como aguardentes e hidroméis, além de conservar alimentos. Embeleza, compõe e balanceia os sabores em pratos salgados. “Quer dar um brilho na carne ou adocicar a costela assada? Há a opção de finalizar a receita com o mel por cima”, ensina o chef de cozinha pernambucano César Santos. Caco Marinho, comandante de dois bistrôs na cidade de Salvador, é fã: “Boto o mel de abelha Apis numa versão de molho para a salada grega. Com ele, corrijo a acidez do limão colocado no condimento. Também uso num barbecue com costela de porco, para perfumar”.
Originária do cruzamento de insetos importados da Europa e África, a Apis mellifera é a abelha mais conhecida no Brasil.
O gosto do mel depende do tipo de néctar coletado pela abelha, ou seja, se provém de flores específicas, como a da laranjeira, ou de várias, como no mel silvestre. Os méis escuros, repletos de sais minerais, tendem a ser picantes e amargos. Os claros são de utilização mais fácil por serem menos invasivos. O importante é prezar pelo equilíbrio entre eles e outros ingredientes, para evitar que o tom doce não mascare a receita. O sabor e aroma do mel não são influenciados só pelas floradas das quais o pólen é retirado, mas pelo tipo de abelha que o leva. Atualmente, uma das iguarias mais queridas dos chefs são os exóticos méis de abelhas nativas brasileiras. Fonte: Revista Continente #favodemel #melpuro #apiculturaconsciente #apiariomelamor 🐝🐝🐝🍯@donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #bolos #torta #pie #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/mel-ingrediente-versatil/