Não há quem goste de gastronomia e nunca tenha ouvido falar em Cordon Bleu. A famosíssima e conceituada escola de culinária que formou Julia Child e tantos renomados chefs.
Cordon Bleu quer dizer Fita Azul. E tem sua origem na L’ordre des Chevaliers du Saint Espirit. Diz a lenda que este grupo de cavaleiros ficou conhecido por seus banquetes extravagantes e luxuosos chamados de Cordon Bleu, referência a fita azul de suas medalhas da Ordem do Espírito Santo que lhes era entregue como recompensa. Há quem diga que a história real é que estes cavaleiros das fitas azuis eram sinônimo de excelência e que este significado aos poucos foi se estendendo a outras áreas, como a culinária.
O que se sabe ao certo é que no começo do século XIX, a revista parisiense La Cusinière Cordon Bleu, oferecia lições especiais dos melhores chefs da França e em 1895 finalmente é aberta a primeira escola de culinária Le Cordon Bleu, que hoje espalha-se pelo mundo, inclusive Brasil.
Isso mesmo, a Cordon Bleu chegou ao Rio de Janeiro e as aulas começam já em fevereiro de 2012. Olha aí um bom motivo que me levaria a conhecer o Rio de Janeiro. Mas já que isto está longe de acontecer, vou voltar para minha cozinha.
Mais precisamente para o preparo do prato que leva o nome dos fitas azuis. Aquele frango recheado e empanado de origem francesa: o cordon bleu.
Já que carrega em seu nome tanta tradição, nada melhor do que seguir a receita de um francês.
Fonte: Gastronomia Domestica #cordonblue #cordonbluechicken #cordonbluedepollo #mushroom #mushrooms🍄 @donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #bolos #torta #pie #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/fita-azul-origem-do-frango-a-cordon-blue/