Tempurá [天ぷら] é um prato muito popular no Japão e a receita foi trazida por jesuítas portugueses nos meados do século XVI. Segundo a tradição católica, não se deve comer carne vermelha durante a quaresma e o tempura de legumes e frutos do mar passou a ser uma alternativa de alimentação para os missionários.
A origem do nome “Tempura” ainda é bem controverso. Uns dizem que se originou de “Tempora”, uma palavra em latim que se traduz como “um período de tempo” e que provavelmente fazia referência aos 40 dias da Quaresma. Outros dizem que Tempura surgiu a partir da palavra portuguesa “Tempero”.
De qualquer maneira, esse prato agradou o paladar japonês e apesar da receita ter vindo do ocidente, tornou-se um dos pratos mais clássicos da culinária japonesa, tanto que até possui um kanji especifíco para denominá-lo: 天麩羅. Quer dizer então que o tempura é um prato japonês? Sim, pois assim como o Gyoza, que tem origem chinesa, as versões japonesas são distintamente diferentes dos pratos originais.
Os portugueses acabaram sendo expulsos pelos japoneses pois não queriam ser catequizados e ficaram somente com a sua herança gastronômica.
Os japoneses adaptaram a receita, deixando a massa mais fina, usando um óleo mais leve e acrescentando mais vegetais, até chegar ao prato que conhecemos hoje em dia.
O tempurá se popularizou quando passou a ser vendido em barracas de rua (Yatai) e hoje existem até restaurantes especializados em tempurá.
O Tempura pode ser feito com uma grande variedade de legumes como repolho, berinjela, abóbora, cenoura, cebola, vagem, brócolis, etc e com peixes e frutos do mar como camarão. O segredo está na massa que deve ser bem fluida e no molho agridoce que dá sabor especial e um toque puramente japonês à receita.
Tempura é uma receita fácil, rápida e barata. E o sabor fica bem crocante e delicioso.
Fonte: Japão em Foco #tempura #tempurá 🍤🍤🍤@donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/tempura-veio-de-portugal/