“Não é sobre a fazenda, nem sobre Marty, Kris e Will. É sobre criar uma noção que estamos todos envolvidos.” Essa frase dita por Marty Travis que tem mudado o cenário de Chicago com sua Fazenda Spence. A Fazenda que foi arrendada de 1981 e só voltou para seus donos em 1999 com o terreno destruído por agrotóxicos e casinhas quebradas. Hoje os Travis conseguiram fazer entrega de produtos para 16 restaurantes sempre pesquisando novas sementes. Como quando Travis conta como demorou 2 anos para conseguir levar para um Chef de cozinha o Milho Branco que o fornecedor não entregaria mais.
Além disso, criou uma Cooperativa que envolve todos os agricultores locais. Tirou muitos da falência e os tornaram lucrativos de novo. Nessas reuniões, Travis e os agricultores locais decidem a partir da data de entrega para os restaurantes locais quem planta o que.
Will, filho de Marty, começou a fazer o xarope de Maple, herança que tinha sido perdida pelo avô. Além de recuperarem a criação de Porcos Selvagens que estavam ameaçados de extinção e tornam o terreno produtivo de novo, pois onde os porquinhos comem o terreno fica rico de matéria orgânica.
Travis faz outra grande mudança que é colocar os chefs locais para trabalhar no terreno, como a relação com o Greg Wade, um excelente padeiro. E a descoberta da Farinha Branca que não tem glúten e portanto ajuda um nicho da padaria. E como estamos voltando a fazer pães como antigamente, com fermentação natural e não cheio de químicas.
Também fala dos Niman, e quem conta a história é a esposa de Bill, uma advogada vegana que mostra esse novo modelo de criação de gado, mais humanizado.
No documentário também fala da humanização como o modelo dos anos 50 onde tinha a integração de horta e animais e não a industrialização e portanto começar a destruição do nosso planeta.
Esse excelente documentário do Netflix, faz a gente se perguntar o que pode fazer para tornar nosso entorno mais flexível e empático. E portanto nos questionar como podermos ajudar o nosso entorno.
Sustentável (Sustainable)
Direção: Matt Wechsler
Onde: Netflix
Mais Informações: https://sustainablefoodfilm.com/
Spence Farm: https://spence-farm.com/