Você sabia que a palavra “Mistura”, utilizada para designar todas as proteínas que complementam o prato de dia-a-dia do brasileiro não é uma criação unicamente de São Paulo?
Pois é, no Nordeste, em estados como o Ceará e aqui pelo sudeste mesmo, em regiões de Minas Gerais, a palavra Mistura também é adotada para designar toda “carne” inclusa no prato de dia-a-dia do cidadão de bem, e hoje em dia até alguns vegetais mais proteicos utilizados por vegetarianos e veganos.
A verdade é que o uso da palavra “Mistura” remonta sua origem cultural da época pós escravidão, se arrastando pelo século XX até os dias de hoje pelas periferias de algumas regiões do Sudeste e do Brasil.
Famílias que não possuíam mesas fartas tinham de dividir um pedaço de carne pequeno entre os entes apenas para “misturar” ao carboidrato e agregar sustância.
Certo? Errado? Não sei. Mas essa é a razão.
Tá explicado Cozinha? 🙂
Fonte: Chef Kaká Gomes #mistura #misturapaulista #misturacearense #misturamineira #pf #pratofeito #proteína #carne #bife #bifeacebolado #ovofrito
#frangogrelhado #arrozefeijão #peefe #comida #almoço #almoçolight #cozinha #culináriaregional #gastronomiabrasileira #comeréumatopolítico #cozinheiro #cook #chef http://donamanteiga.com.br/por-que-chamamos-carne-de-mistura/