Assim como o nome ‘brownie’ sugere, o bolo marrom escuro tem como característica uma massa mais pesada, úmida e perfumada, com muito chocolate, manteiga e castanha. Com a chegada das estações mais frias do ano, é sempre bem-vindo para acompanhar bebidas quentes e compor a mesa do café ou lanche.
Da mesma forma que em muitas outras receitas, a origem do brownie é cercada de lendas e mitos. A mais famosa diz que uma dona de casa em Bangor, Maine, EUA, estava fazendo um bolo de chocolate e esqueceu de acrescentar o fermento em pó na receita. Após assar e perceber que a massa não tinha crescido, resolveu servir as fatias ‘soladas’. Infelizmente, essa teoria se baseia em um livro de receitas publicado em 1912, seis anos após a primeira receita de brownie de chocolate ser publicada, como vamos ver a seguir.
A enciclopédia Larrouse Gastronomique afirma que o primeiro registro de uma receita de brownie apareceu para o mundo em 1896, publicada no livro de culinária “The Boston Cooking – School Cook Book”, escrito por Fannie Merritt Farmer. Era a receita para o preparo de uma espécie de ‘biscoito de melaço’ (cookie americano). De fato, a massa do brownie lembra muito uma massa de cookie de chocolate, pela sua consistência. Apenas é assado em uma forma para bolo.
O autêntico brownie, como se conhece hoje, surgiu dez anos mais tarde, em 1906, na nova edição do mesmo livro de cozinha. A receita recomendava uma porcentagem maior de chocolate, do que a usada nos bolos regulares. A certeza que temos é que ele apareceu para o mundo e se tornou um bolo muito apreciado no início do século 20. Quase todos os indícios apontam os Estados Unidos como seu país de origem. Fonte: Goiaba de Marmelo #brownie #brownies #brownielovers 🍫🍰🍫🍰🍫🍰 @donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #bolos #torta #pie #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/conheca-a-historia-do-brownie/