A Segunda Sem Carne foi criada em 2003 nos Estados Unidos, como parte da iniciativa “The Monday Campaigns”, fruto da parceria entre as universidades Johns Hopkins, Columbia and Syracuse, para incentivar práticas saudáveis às segunda-feiras, um dia no qual, segundo pesquisas das próprias universidades, as pessoas estão mais propensas a iniciar ciclos e repensar hábitos. O objetivo principal da campanha é conscientizar as pessoas sobre os impactos causados pelo consumo de produtos de origem animal, tanto no planeta, quanto na sociedade, nos animais e na saúde.
Desde então, o movimento ganhou adeptos no mundo todo e foi adotado em mais de 40 países. Recentemente, Beyoncé e Jay-Z se mostraram adeptos e no Reino Unido a campanha foi foi encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney. No Brasil, o lançamento aconteceu em 2009, na cidade de São Paulo, promovido pela parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura.
Também em São Paulo, um projeto de lei que estabelecia a campanha em todo o Estado, chegou a ser aprovado na Assembleia Legislativa no final de 2017, porém foi vetado pelo então governador Geraldo Alckmin, sob a justificativa de que “o projeto é equivocado, pois cerceia o direito das pessoas e desconsidera a capacidade de tomar decisões sobre sua própria alimentação”.
Com a diminuição do consumo de produtos de origem animal, outros grupos de alimentos, como cereais, leguminosas, frutas e verduras passam a complementar a alimentação, resultando em uma dieta balanceada e mais saudável. Fonte: Animal Qualitily #segundasemcarne #govegan #risotovegano #veganismo #vegetarianismo 🐄🐖🦆🐓🐣 @donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #bolos #torta #pie #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/conheca-a-campanha-segunda-sem-carne/