Sopa é um alimento líquido ou pastoso feita com água, hortaliças e por vezes carne. Está presente na alimentação humana desde que o homem pré-histórico e que encontrou forma de aquecer a água para cozinhar os alimentos.
Diz a lenda que: “havendo água até de pedra se pode fazer a sopa”.
Este alimento que hoje em dia é essencial nasceu quando o homem se deu conta que as carnes duras que caçava ficavam mais macias e adquiriam melhor sabor quando eram cozinhadas em água e com ervas.
Por ser um prato fácil, acessível e de valor nutritivo e energético, os caldos e as sopas foram a base da nutrição de todas as civilizações.
A palavra SOPA tem as suas origens semânticas no sânscrito sû (significa: bem) e em pô (significa: alimentar), ou seja, SOPA significa “BEM ALIMENTAR”.
Na Idade Média
Conta-se que os priores e abades foram os primeiros adeptos da iguaria, fazendo servir de 5 a 6 sopas distintas diariamente, além de ser o tema um assunto de animadas conversas e discussões.
A sopa desta época consistia num pedaço de pão sobre o qual se vertia um caldo a ferver de carne, legumes ou vinho, diretamente em travessas fundas de madeira, barro cozido ou estanho.
Nos nossos tempos
A partir do século 16 a cozinha italiana e francesa começaram por dar um toque mais sofisticado às sopas, introduzindo massa, oréganos, manjerona e tomilho.
Na época em que vivemos, a sopa é apresentada como uma entrada e tendo como papel abrir o apetita para os pratos que se seguem.
Com a evolução dos modos de alimentação, vieram as sopas prontas (em lata, desidratadas, congeladas) que, sem dúvida, são práticas… Mas não têm o mesmo sabor e aroma das sopas que confeccionamos em casa. Concordam? Fonte: Gramas com Sabor #sopa #sopas #soup 🍄🥣🍄🥣🍄🥣 @donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #bolos #tortas #pie #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/como-surgiu-a-sopa/