Famoso por fazer par ao ketchup nas lanchonetes e muitas vezes preterido a ele, a mostarda tem a sua origem incerta, mas algumas sementes foram encontrados em assentamentos da Idade da Pedra. A maioria dos historiadores concorda que sua origem mais provável seja a Índia, porém já foram encontrados registros históricos desse condimento de sabor marcante em várias partes do globo.
A palavra mostarda é a junção de duas palavras em latim: mustum+ardens. Mustum é o mosto da uva, ou vinho jovem não fermentado, que foi o líquido misturado com as sementes de mostarda por monges franceses que criaram uma das primeiras versões elaboradas do condimento. A palavra ardens é isso mesmo que parece ser. Mostarda poderia ser traduzida como “vinho em chamas”.
Mostarda Dijon
No século IX, mosteiros franceses já estavam obtendo uma renda considerável com as vendas de mostarda. No século XI O Papa João XXII de Avignon gostava tanto de mostarda que criou o cargo de “Grand Moutardier du Pape” (Grande Mostardeiro do Papa), e deu o emprego a um sobrinho ocioso que vivia perto de Dijon. Assim Dijon logo se tornou o centro da mostarda do mundo. A fabricação de mostarda era tão importante que em 1634, uma lei foi aprovada para conceder aos homens da cidade o direito exclusivo de fazer mostarda.
Em 1777, a história moderna da mostarda começou quando dois cidadãos, Maurice Gray e Antoine Poupon, fundaram uma empresa usando a receita de Gray e o dinheiro de Poupon. Sua loja original ainda está no centro de Dijon. Na Inglaterra em 1814, Jeremiah Colman começou a comercializar a sua mostarda e logo a marca Colman virou sinônimo de mostarda por lá. Ele aperfeiçoou a técnica de moer sementes de mostarda em um pó fino sem criar calor, que evapora o óleo, e o sabor pungente junto com ele. Fonte: Voglio #mustard #mustardyellow #djmustard #mostarda #mostardas 🌭🍔🍟🥘🍖🥫 @donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #bolos #torta #pie #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/como-surgiu-a-mostarda/