Georges Auguste Escoffier (28 de Outubro de 1846 – 12 de Fevereiro de 1935) foi um chef francês, restaurateur e escritor que popularizou e renovou os métodos tradicionais da culinária francesa. Bastante popular entre chefs e gourmands, ele foi um dos mais importantes expoentes no desenvolvimento da chamada Cozinha Francesa Moderna. Muito de sua técnica foi baseado no trabalho de Antoine Carême. No entanto, o esforço de Escoffier foi focado no sentido de simplificar e modernizar o estilo de preparo e ornamentação de Carême.
Além das receitas que ele inventou e registrou, outras contribuições de Escoffier para a gastronomia foram elevá-la ao status de profissão respeitada e introduzir disciplina e sobriedade onde antes havia desordem e bebedeira. Ele organizou suas cozinhas através do sistema de brigadas, onde cada uma das seções era gerenciada por um chef de partie. Ele também substituiu a prática do serviço à francesa (servindo todos os pratos de uma única vez) pelo serviço à russa (um prato por vez, na ordem disposta no menu).
Desenvolvido por Auguste Escoffier na década de 1890, este mágico da gastronomia e então sócio-proprietário dos Hotéis Ritz de Paris e Carlton de Londres, adorava dar nome aos pratos e neste caso associou o prato de linguado leve e delicado ao eletrizante show do momento “Veronique” uma opera cômica de André Messager.
Este prato não possui nada de complicado, mas é justamente a maneira simples de manusear o linguado com resultado estético delicado e sutil que o distingue dos demais chefs.
Fonte: Wikipedia e A Chef Chic #escoffier #escoffierschool #veronique #véronique #soleveronique #solevèronique #sampa #saopaulo #sampacityrocks #aulasonline #zoommeeting #youtube 🌭🍔🍕🥙🥘🍝🧁🍰🍫🍺🍷@donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/auguste-escoffier-e-o-linguado-a-veronique/