A origem e o nome do Marzipan possui várias versões:
Uma das histórias dá conta que na época do filósofo Péricles, os cozinheiros gregos tinham o hábito de preparar tortas de amêndoas com mel. Já na época do nascimento de Jesus Cristo, diversos relatos informam que havia comércio de marzipan com mel. Um pouco mais adiante, na época do Cristianismo, moldavam-se santos feitos com massa de amêndoas, apresentados em romarias e peregrinações.
O Marzipan origina do Oriente, na forma de delicadas amêndoas glaceadas de açúcar foi servido na corte dos sultões para coroar a refeição.
Os Espanhóis e Portugueses em suas expedições levaram as amêndoas para a Europa através do centro negociando de Veneza durante as cruzadas. No começo de sua história, o marzipan foi produzido por Farmacêuticos e era consumido como sendo uma cura médica, bem no 18o século.
No 14o século, o marzipan transformou-se um desejo nas mesas de jantar dos mais nobres, e serviu-se como um presente luxuoso aos imperadores. Depois da descoberta do mundo novo e do cultivation worldwide do bastão de açúcar, Europa beneficiou-se de um acesso mais fácil ao açúcar. .
Outra lenda conta que há 500 anos, Marieta, filha do confeiteiro Badrutt, em Veneza, combinou amêndoas com açúcar. Dizem que esta combinação aconteceu no dia de São Marcos, e recebeu o nome de “Marci Panis” (pão de Marcos).
Marzipan de Lübeck
Ninguém sabe exatamente como os habitantes de Lübeck descobriram o marzipan. Pode ter sido em 1407, quando Lübeck sofria com a fome. O senado ordenou então que todos os padeiros de Lübeck produzissem um pão com amêndoas e açúcar. Da miséria, surgiu uma especialidade e uma paixão: marzipan. Outras fontes situam sua origem em 1530, mas é certo que o selo de qualidade “Lübecker Marzipan” (ou Marzipan de Lübeck) só surgiu em 1800. Nessa época, cerca de 130 fabricantes, principalmente confeitarias, dedicaram-se a fundamentar a boa reputação de que gozava o marzipan de Lübeck. Hoje, todos sabem que eles fizeram isso muito bem.
Fonte: Alpenrose Gruppe #marzipan #marzipâ #marzipans #marzipancake #sampa #saopaulo #sampacityrocks #aulasonline #zoommeeting #youtube 🌭🍔🍕🥙🥘🍝🧁🍰🍫🍺🍷@donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/a-historia-do-marzipan/