A massa de calzone sovada na batedeira fica bem lisinha e elástica. Para fazer o recheio, nem precisa refogar a escarola. Ela descansa no sal e pronto. E para os calzones ficarem ainda mais irresistíveis, vai uma pincelada de molho de tomate e queijo parmesão antes de ir ao forno.
PARA A MASSA
Ingredientes
-
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
-
1 ½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (5 g)
-
1 colher (chá) de sal
-
1 ¼ de xícara (chá) de água filtrada
-
2 colheres (sopa) de azeite
-
Azeite para untar a tigela
Modo de preparo
-
Numa tigela grande misture a farinha com o sal – ela deve ter espaço suficiente para a massa crescer bastante na hora de fermentar.
-
Na tigela da batedeira misture o fermento com a água até dissolver. Encaixe a tigela na batedeira e, usando o gancho, acrescente a farinha aos poucos, batendo em velocidade baixa até que a farinha absorva toda a água.
-
Junte o azeite e bata em velocidade média para sovar por cerca de 6 minutos, ou até a massa ficar bem lisa e elástica — ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira.
-
Unte a tigela grande (onde estava a farinha) com azeite. Com uma espátula de silicone transfira a massa para a tigela untada, cubra com um pano e deixe descansar por cerca de 1 hora, até crescer e dobrar de volume. Enquanto isso, prepare o recheio.
PARA O RECHEIO E MONTAGEM
Ingredientes
-
1 maço de escarola
-
3 ¾ xícaras (chá) de muçarela ralada grosso (400 g)
-
1 colher (sopa) de sal
-
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
-
¼ de xícara (chá) de molho de tomate para pizza (ou passara) para pincelar a massa
-
¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino para polvilhar a massa
-
farinha de trigo para polvilhar a bancada
Modo de preparo
-
Lave as folhas de escarola sob água corrente. Transfira para uma tigela, cubra com água, misture o bactericida de sua preferência e deixe de molho por 15 minutos. Retire as folhas da água, enxágue e seque bem numa centrífuga de salada.
-
Na tábua, empilhe uma folha sobre a outra, enrole como um charutinho e corte em fatias de 1 cm. Transfira para uma peneira grande (ou escorredor), misture o sal e deixe descansar sobre uma tigela por 1 hora — além de eliminar o excesso de água das folhas, esse descanso diminui o amargor da escarola.
-
Após o descanso, enxágue a escarola sob água corrente ainda na peneira e aperte bem com as mãos (ou uma colher) para retirar o excesso de líquido das folhas — isso evita que a massa do calzone umedeça enquanto assa.
-
Numa tigela, misture a escarola com a muçarela e tempere com pimenta-do-reino a gosto. Reserve.
-
Quando faltar 20 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 240 º (temperatura alta). Separe uma tigelinha com água — ela será utilizada na hora de fechar os calzones.
-
Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Transfira a massa de calzone para a bancada e, com as mãos, modele delicadamente num rolo. Com uma espátula de padeiro (ou faca), corte a massa em 8 porções e modele cada uma numa bolinha.
-
Numa travessa (ou assadeira) reserve 4 porções de massa, cubra com o pano de prato e leve à geladeira — assim, se estiver muito calor, a massa não fermenta excessivamente enquanto a primeira leva de calzones é montada.
-
Com o rolo de macarrão, abra uma porção da massa formando um disco de cerca de 20 cm de diâmetro — lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar.
-
Coloque ⅔ de xícara (chá) de recheio numa das metades do disco. Com a ponta do dedo umedeça as bordas da massa — isso impede que os calzones abram na hora de assar. Dobre a massa ao meio, pressione delicadamente para retirar o ar e aperte bem as bordas para fechar. Com as pontas dos dedos, vá dobrando e pressionando as bordas para fechar o calzone e dar o acabamento típico da receita. Transfira para uma assadeira grande e repita com o restante da massa.
-
Pincele cada calzone com cerca de ½ colher (sopa) do molho de tomate e polvilhe com cerca de ½ colher (sopa) do queijo parmesão ralado.
-
Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos até a massa inflar e dourar. Enquanto a primeira leva assa, monte a outra metade dos calzones. Retire do forno e sirva a seguir.
PODE CONGELAR
Os calzones podem ser congelados já assados por até 3 meses, embalados individualmente em papel-alumínio. Para descongelar: leve direto do freezer ao forno preaquecido a 200 º por 15 minutos.
COMO ARMAZENAR, CONGELAR E DESCONGELAR A MASSA
Também dá para congelar a massa. Você pode embalar cada porção individualmente com filme e armazenar na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês. Para descongelar, deixe em temperatura ambiente por cerca de 2 horas antes de usar; se estiver na geladeira, tire 30 minutos antes de usar.
Fonte: Panelinha #calzone #calzonepizza #calzones #pizzacalzone #calzoneta #calzonetas #calzoneria #calzonepizza🍕 #sampa #saopaulo #sampacityrocks #aulasonline #zoommeeting #youtube 🌭🍔🍕🥙🥘🍝🧁🍰🍫🍺🍷@donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/calzone-de-escarola-com-queijo/