Já nos tempos romanos, os fungos não eram apenas populares na Europa, mas também eram consumidos séculos atrás na América Central e do Sul. Eles eram considerados especiais e misteriosos e eram frequentemente usados em rituais seculares.
A palavra cogumelo é derivada da palavra francesa para fungos e bolores. Um dia, por volta de 1650, um produtor de melão perto de Paris descobriu cogumelos crescendo em seu fertilizante de crescimento. Ele decidiu cultivar comercialmente essa nova iguaria exótica e introduzi-la em restaurantes parisienses exclusivos. Foi nessa época que o cogumelo recebeu o apelido de “cogumelo parisiense”. Mais tarde, o jardineiro francês, Chambry, descobriu que as cavernas tinham o ambiente fresco e úmido certo para o cultivo de cogumelos, após um cultivo de cogumelos em larga escala desenvolvido nas cavernas de Paris.
Provavelmente os fungos foram cultivados pela primeira vez por volta do ano 600 na Ásia. Na Europa, os primeiros fungos cultivados, o cogumelo, foram introduzidos no século XVII. Os cogumelos foram introduzidos na Holanda pela primeira vez no início do século XIX, mas foi somente após o século XX que eles foram cultivados em larga escala nas minas de marl em Limburgo. Nos primeiros anos, o cogumelo ainda era muito exclusivo e disponível apenas para a elite. Foi somente a partir de 1950 que o consumidor holandês se familiarizou com o cogumelo e, entretanto, existem várias áreas na Holanda especializadas no cultivo de cogumelos, principalmente ao sul dos grandes rios.
Nos últimos 50 anos, a Holanda se tornou o maior país produtor de cogumelos da União Europeia, com uma produção anual de 270 milhões de quilos e mais de 10.000 empregos. Ao lado da China e dos Estados Unidos, a Holanda ocupa o 3º lugar no mercado. Fonte: My champi #mushroom 🍄🍄🍄 @donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/historia-do-cogumelo/