Massa fofinha, aerada e de cor vibrante coroada de uma irresistível cobertura de chocolate – às vezes crocante e firme; noutras, cremosa e brilhante. A fórmula do bolo de cenoura funciona tão bem que ele se tornou o queridinho entre as receitas caseiras.
É verdade que, de tão popular, o bolo de cenoura ganhou, além de adeptos, inúmeras versões.
Essa delícia singela, desprovida de técnicas rebuscadas, povoa nosso imaginário em manhãs ensolaradas, tardes de chuva ou madrugadas em que estamos inteiramentes dispostos à gula.
Uma receita jovem
Tal qual conhecemos hoje, o bolo de cenoura é brasileiro por excelência e tem história recente – embora a ideia de incluir a cenoura na massa seja antiga.
Na Grã Bretanha, os carrot puddings começaram a aparecer em livros de receitas já nos séculos XVIII e XIX, e o uso das cenouras em sobremesas foi reavivado durante a Segunda Guerra Mundial, quando os suprimentos de açúcar se tornaram escassos.
Cada país tem receitas que sofreram alterações e adaptações por causa da oferta de ingredientes.
Nos Estados Unidos, por exemplo, a receita de bolo de cenoura é tão popular quanto a da apple pie (torta de maçã). Leva o legume cru e ralado, uvas passas, nozes e especiarias e é recheado e coberto com um creme feito à base de queijo cremoso.
Escolher ingredientes de qualidade é tão importante quanto acertar o preparo. Se quiser um bolo bem macio, deve-se respeitar a quantidade de fermento e o tempo completo de cozimento no forno. Se o objetivo é um bolo mais denso e úmido, é preciso aumentar a quantidade de gordura e não exagerar no fermento. E há quem coloque iogurte para deixar a massa mais úmida e o sabor da cenoura mais intenso.
Para os pequenos, o bolo de cenoura tem outra vantagem: introduzir o legume na alimentação. A criança come o bolo de cenoura, acha gostoso e tende a comê-la de outras formas.
Fonte: Delly Brazil #bolodecenoura #carrotcake #carrotcakes #carrotcakeday 🍰🍰🍰 @donamanteiga #donamanteiga #danusapenna #amanteigadas #gastronomia #food #sp #bolos #torta #pie #auladeculinaria http://donamanteiga.com.br/o-queridinho-bolo-de-cenoura/